sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Analisando o logo de Breaking Dawn – Part 2 – O que o dourado significa?

Ontem finalmente foi divulgado o logo de Breaking Dawn – Part 2 e com ela veio uma pergunta: por que dourado? Aposto que vocês devem estar que nem pensei nos olhos da Bella… Mas NÃO! O IFP (Instituto Foforkal de Pesquisas) fez uma listinha muito da bacana com alguns dos motivos (alguns bem pouco prováveis) pelos quais dourado foi o tom escolhido como a cor do logo de The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 2.




Motivo número 1: Talvez a cor seja uma homenagem a Irina, uma grande perda nesse livro, a vampira mais AMARELA de todas, (praticamente uma espiga de milho). Ok,  talvez seja só pelos OLHOS DOURADOS dela que não veremos mais…

Motivo número 2: Talvez haja uma relação com o bem mais precioso e que precisará ser protegido como OURO por todos os personagens nesse filme, nossa cute-cute Nessie.

Motivo número 3: A cor reflete uma prévia da fortuna que nossa querida Bella gastará com J.Jenks, para manter sua filhota salva?

Motivo Número 4: Pensamos que também podia ser uma menção às JÓIAS  citadas no livro. Como o relicário de Nessie e o colar que Bella ganha de Aro.
Mas deixando nossos devaneios e hipóteses absurdas de lado,  partimos para os motivos mais prováveis da escolha dessa tonalidade. Comparando com o logo da parte 1, surgem duas probabilidades:

Motivo Número 5: A cor do logo da primeira parte simboliza  os olhos de Bella, que acabam vermelhos e que, no segundo filme, devem acabar DOURADOS.
Motivo Número 6: Em uma outra comparação, temos ainda opção de que a primeira loga se referia ao Amanhecer nos tons da alvorada, com o sentido de que a história estaria apenas começando (a eternidade é apenas o começo, hein?!) e que na segunda parte já amanheceu, e a história está atingindo seu clímax.
Agora, nos baseando em algo CONCRETO, fomos em busca do significado da cor dourada e o que ela, de fato, representa:
A cor dourado, na verdade, assim como o amarelo, está associada ao sol, à abundância (riquezas) e ao poder (Bella se torna rica e poderosa, agora que é uma vampira recém-criada e imortal). Também está relacionada com os grandes ideais (proteger a família a todo custo), a sabedoria e os conhecimentos (aprender a dominar sua habilidade, por exemplo). É uma cor que revitaliza a mente, as energias e a inspiração, afasta os medos e as coisas supérfluas (família é o que importa e mais nada). As palavras-chave da cor dourado: cor sobrenatural (imortalidade), realeza (sua grandeza como vampira), símbolo do dinheiro (isso os Cullen tem, hein?!), riqueza, essência do espírito divino, abertura espiritual (a questão da alma), fortaleza.
Ok, mesmo com os motivos menos prováveis, podemos perceber que a escolha da cor vai muito além das cores dos olhos de Bella e engloba tudo o que ela está se transformando e enfrentará nesse filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário